Realidade?

Realidade?
Será isto possível?

sábado, 30 de outubro de 2010

Tens dúvidas? De que é que estás à espera para perguntar?

Muito boa tarde a todos,
Como todos os atentos ao nosso blogue sabem um dos grandes objectivos do nosso trabalho é sensibilizar cada um para o problema dos disturbios alimentares que existem na nossa sociedade, bem como informar sobre a fome e as desigualdades no mundo que nos rodeia.
Para isso, precisamos de saber quais as vossas perguntas e dúvidas bem como as vossas opiniões. Mandem fotografias, videos, textos para o nosso e-mail osj.ap.fome@hotmail.com e iremos publicar tudo no nosso blogue. Não se esqueçam que nos podem enviar qualquer questão e nós iremos pesquisar para responder.
Vamos entrevistar pessoas com muita experiência nesta aréa e gostaríamos de ter as vossas perguntas.
Precisamos da vossa colaboração.

Muito obrigado,
Grupo "À Mesa"

terça-feira, 26 de outubro de 2010

É a nossa vez

No passado domingo, decidimos participar como voluntários na Ceia de Sta. Isabel, que se realiza na igreja de Santa Isabel. Todos nos preparavamos para chegar a um local simples, com algumas tábuas de madeira a fazer de mesas e sem qualquer tipo de higiene ou decoração. No entanto, foi um verdadeiro choque reparar que nos encontravamos numa sala muito bem cuidada, onde até as cadeiras tinham de condizer com a toalha das mesas!! Ficamos espantados e claramente muito felizes por perceber que existem pessoas que se dedicam verdadeiramente aos mais necessitados, não só preocupando-se em dar-lhes alimentos como também um conforto exemplar.
Começaram a chegar pessoas, primeiro um grupo de miudos com as suas mães, depois começaram a chegar os mais idosos e os que aparentavam ser verdadeiros mendigos. Rezou se uma oração e rapidamente foi servido um delicioso bacalhau à brás. Finalmente, ainda houve tempo para as sobremesas e para um cafézinho.
Alguém imaginava que existisse uma tão grande preocupação com o bem-estar dos que mais precisam? Todos reparamos também que o jantar foi servido por pessoas mais velhas e que numa equipa de doze pessoas eramos apenas quatro jovens. Está na hora de fazermos alguma coisa. Agora a responsabilidade está nas nossas maõs. Temos de ser nós a começar a fazer estas acções, pois daqui a uns anos somos nós os mais velhos e se não comecarmos já a ajudar, nao iremos conseguir passar os ensinamentos às gerações seguintes. Somos chamados a agir.
Garantimo-vos, não custa nada e dá nos uma felicidade imensa. Estivemos lá domingo e ainda nos recordamos de todos os momentos como se tivesse sido hoje.
É importante relevar o contraste entre aqueles que tudo têm e sofrem de disturbios alimentares, comendo em excesso ou recusando a alimentar-se, e os que nada têm, que necessitam dos nossos donativos.


Pensem nisto,
"Call to acftion "

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Obesidade


Caros leitores, quando se fala de obesidade todos pensamos em pessoas muito gordas.
E é verdade, mas desde estar um pouco acima do nosso peso ideal até ser considerado obeso, vai um pequeno passo.
Se são gordos, não se preocupem, é facil emagrecer, basta querer.
Há algum problema em ter excesso de peso? SIM, para além dos problemas de saúde que daí advém, temos a questão da auto-estima, aceitação social e por aí fora.
Eu gosto de me levantar, e sentir-me bem comigo próprio, se não, trabalho para isso.
Pensem em 3 coisas:


1- Há 11 mil crianças a morrer à fome por dia;


2- Por baixo dessa gordura, está um corpo á espera de aparecer;


3- Basta querer para conseguir!!

Anorexia e Bulimia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANOREXIA E BULIMIA?

Segundo a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV,1994) da Associação Americana de Psiquiatria, a Anorexia Nervosa caracteriza-se por: recusa em manter o peso corporal dentro do mínimo esperado para a idade e a altura; medo intenso de engordar ou de se tornar obeso (mesmo apresentando déficit e desnutrição); distorção da imagem corporal ou negação da gravidade de sua condição nutricional; irregularidade ou ausência da menstruação.

A Bulimia Nervosa define-se pela presença freqüente de compulsão alimentar, com ingestão, num período curto de tempo (menor que 2h), de grande quantidade de alimento. Esses episódios são acompanhados de sentimento de perda de controle sobre a quantidade de alimentos ingeridos e seguidos, freqüentemente, por eventos compensatórios para prevenção de ganho de peso (vômitos provocados, uso de laxantes, diuréticos, inibidores de apetite, enemas, realização de exercício excessivo, jejuns etc.). A distorção da imagem corporal também está presente na Bulimia Nervosa. Os pacientes podem ter muita semelhança com os que têm Anorexia Nervosa: possuem medo de ganhar peso, desejam perder peso e apresentam nível equivalente de insatisfação com seu próprio corpo.


GRUPO DE RISCO

Os transtornos alimentares afectam, principalmente, pacientes jovens (12 a 25 anos) e do sexo feminino (90% dos casos), sendo que indivíduos envolvidos em atividades que exigem manutenção da forma física estão sob maior risco para o desenvolvimento desses quadros. Estatísticas internacionais apontam uma prevalência de anorexia nervosa de 0.5% a 1% e de bulimia nervosa de 1 a 3% entre mulheres jovens (APA, 1994).
Frequentemente, os transtornos alimentares estão associados a transtornos afetivos e ao abuso de álcool e drogas .

FOME

Aqui estão algumas estatisticas chocantes sobre este problema no mundo:


- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

- 11 mil crianças morrem de fome por dia.

- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento
apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

- 40% das mulheres dos países tem um peso inferior á média.

- Uma pessoa a cada sete sofre fome no mundo.



- É impressionante a diferença entre o que comem as famílias de diversos países. O blog apresentado a seguir mostra-nos esta ideia:
http://antenadoblog.blogspot.com/2008/05/estatsticas-da-fome-no-mundo.html
Vejam!

Projecto "À Mesa"

   Olá! Somos um grupo de estudantes do 12º ano dos Salesianos de Lisboa. O nosso trabalho de área de projecto irá abordar aspectos relacionados com a alimentação, nomeadamente distúrbios alimentares (anorexia, bulimia e obesidade), e fome.
   O nosso objectivo é fazer um contraste entre as diferentes realidades alimentares existentes no nosso mundo, dando a conhecer o desiquilibrio que existe em termos de alimentação,Obesidade e fome nomeadamente, uns comem de mais,e outros nem sequer tem comida.
   Vamos apresentar aqui regularmente pesquisas, curiosidades e outras informações.
   Beijinhos e abraços,

   Grupo "À Mesa"